terça-feira, 27 de outubro de 2009

Projeto “Se Toque” mobiliza Carapicuiba

A parceria do Programa Escola da Familia com o Instituto “Se Toque”, provocou na cidade de Carapicuiba uma grande mobilização a fim de levar ao maior numero possível informações pertinentes sobre prevenção do câncer de mama.

A prefeitura cedeu o Teatro Municipal através da Secretaria da Cultura. Tivemos a Diretoria de Ensino mobilizada a fim de que todos os atores do Programa pudessem participar.

Cerca de duzentas pessoas foram esperadas para esse evento. A palestra do Doutor Eduardo Blanco foi muito elogiada por Gestores, Educadores, Universitários, Voluntários e membros da Comunidade. Foram duas horas intensas de informações, aprendizagens e mitos que o Dr. Blanco procurou desfê-los. A palestra foi altamente esclarecedora focando no tema “Câncer”. O Dr. Blanco falou do câncer do colo do útero, da próstata, de mama e dos pulmões. Ensinou a importância de as pessoas se tocarem, conhecerem seus corpos e enfatizou a importância de acabarem com preconceitos como da realização do exame da próstata. Alertou aos homens presentes de vidas que podem ser salvas com a realização de um exame dessa natureza. Assim como em mulheres que por falta de informação deixam de procurar auxilio médico correndo risco de morte.

O Doutor Blanco alertou para o crescente numero de casos de câncer em homens e mulheres, comparou com o passado e conclui dizendo “se tratar de escolhas que as pessoas fazem” Como limitar o numero de filhos, optar em ter filhos cada vez mais tarde, isso tudo pode ter conseqüências orgânicas graves, mas que pode ser evitado com o auto-exame.

A Diretoria de Ensino de Carapicuiba através do Programa Escola da Familia, sentiu honrada em receber uma autoridade do porte do Doutor Eduardo Blanco. Os universitários presentes assumiram o compromisso de divulgar o teor da palestra alertando a comunidade para a necessidade de realizar o auto-exame e procurar o médico em qualquer circunstancia mesmo que possa parecer uma bobagem.

Ao final do encontro cada participante recebeu o colar da vida como símbolo de uma campanha que deve repercutir pela cidade. Agradecemos ao instituto “Se toque”, e em especial ao Doutor Eduardo Blanco que trouxe muito conhecimento às nossas comunidades.



























Fotos: Lara Danielle (voluntária) & Jirnéia Miranda (Monitora)



Um comentário:

  1. Que pena que não pude participar.
    Os universitários da EE.MANOEL DA CONECEIÇÃO falaram maravilhas da palestra...
    Parabéns aos envolvidos por este projeto tão sério e importante para a nossa vida.

    ResponderExcluir