sábado, 30 de maio de 2009

Para repartir o pão


A Escola Deputada Conceição da Costa Neves, realizou neste sábado 30 de maio um evento dos mais importantes para o Programa Escola da Familia: Oficina de Panificação! Trata-se de oferecer aos universitários condições para desenvolver pães e oferecer tanto os pães, as receitas e as técnicas para a comunidade participante deste programa. Nesta data, houve comum acordo de três escolas do municipio de Cotia: EE Conceição da Costa Neves, EE Ten. Ernesto Caetano de Souza e EE Vila São Joaquim II. Foram universitários que reuniram-se  para levar às suas unidades a idéia da oficina.

Pequeno Histórico
O fundo social de solidariedade tornou-se parceiro das escolas e do Programa Escola da Familia por dois ótimos projetos: Campanha do agasalho e envio dos kits da Padaria Artesanal, segundo a filosofia da ex- presidente do fundo Dona Lu Alckimin: "O kit da padaria artesanal deve servir para que as pessoas da comunidade possam aprender um oficio e que possa gerar renda". 
O Programa Escola da Familia na Diretoria de Ensino de Carapicuiba, continua acreditando nesta proposta e apoia essas ações. Em breve teremos mais informações deste projeto aqui neste blog.
Aguardem!



Escola Pequeno Cotolengo prepara festa de aniversário.


Foi no dia 30 de maio. Enquanto uma equipe estava na cozinha fazendo bolo e preparando guloseimas, outra parte estavam preparando a decoração do salão onde mensalmente é realizada a festa de aniversário do mês. Neste mês de maio a festa estava marcada para o dia 30. A partir das 13 horas foi marcada a missa e logo em seguida os aniversariantes eram reunidos para a grandeza festa. A escola Pequeno Cotolengo Dom Orioni funciona dentro da fundação de mesmo nome, mas é a equipe do Programa Escola da Familia quem realiza o evento. A escola conta com uma Educadora muito dedicada a Sebastiana, há quase 4 anos na escola, uma gestora muito presente e envolvida com as coisas da escola Maria Tereza. E universitários que oferecem todo seu tempo no programa para se dedicarem as ações dos internos.
Nesta escola temos um exemplo claro de inclusão social. Os internos (em sua maioria portadores de necessidades especiais), tem grande identidade com os membros do Programa Escola da Familia. Assim como os responsáveis pela instituição que nos reconhecem como parceiros.
Feliz Aniversário a todos os internos!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais

O texto que segue abaixo, foi construido por jovens do Ensino Fundamental do Brasil inteiro.

Trata-se da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.

Este material deve ser divulgado a todas as escolas com o intuito de se fazer cumprir o que os jovens pensaram para o nosso mundo.

Boa Leitura



Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.


       
Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.



Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:



1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.



2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.



3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.



4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.



5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.



6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.

7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água  desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.



8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.



9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as conseqüências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.



Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.


     
Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!


      
Luziânia/GO, abril de 2009

Good Class kids!








                            Fotos Manoel                                                                             Domingo, manhã de sol, crianças reunem-se em escola para.....Estudar e aprender Inglês! Graças a nossa Professora Voluntária Jéssica (apaixonada pela lingua estrangeira). Encontramos uma sala com cerca de vinte alunos querendo aprender a falar inglês. Este fato fora registrado na EE Cecilia da Palma Valentim Sardinha em Carapicuiba. 
O Programa Escola da Familia é realmente mágico, pois as pessoas que estavam ali, estavam porque queriam estar e não por serem obrigadas ou ameaçadas a serem levadas para "diretoria". Conversamos com a Professora Jéssica que não explica o milagre, mas informa que se importa muito quando um de seus alunos não comparecem ou demoram a voltar para as aulas. Aluna da Universidade Bandeirantes, Jessica nos aponta um caminho muito importante para se realizar educação. A Professora Jéssica merece todas as nossas homenagens e agradecimentos aos seus serviços voluntários prestados ao Programa Escola da Familia.

Pequeninos aprendem que com fogo não se brinca!


Dia 17 de Maio de 2009, o Programa Escola da Família da E.E.Dr. Benedito de Lima Tucunduva realiza palestra sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.

A palestra foi aberta à comunidade. Os palestrantes são convidados pelos participantes de Cursinho Makarenko que desenvolve uma parceria com o Programa Escola da Familia desde 2008, são bombeiros civis atuantes na defesa civil do município de Carapicuíba.

Além de trazer informações importantes, o evento marca o início de uma parceria com os bombeiros participante, na realização de mais um projeto aos finais de semana na escola citada acima. O projeto denominado Curso de Bombeiro Mirim, acontecerá aos sábados e domingos das 9h às 11h, atendendo crianças a partir dos 8 anos de idade além de jovens e adultos.

Neste encontro os jovens aprendem que com fogo não se brinca e como evitar situações de risco.


Texto e foto: Iracilda Lopes

domingo, 17 de maio de 2009

Encontro Fraterno na Escola Sidronia Nunes Pires




Nos dias 16 e 17 de maio, comunidades espiritas de diversas regiões do São Paulo reuniram-se na EE Sidronia Nunes Pires com participação de toda equipe do Programa Escola da Familia. Palestras sobre as práticas de aborto e a prevenção ao uso de drogas foram os principais temas escolhidos pelos organizadores. O Encontro Fraterno Auta de Souza desenvolveram além das palestras oficinas para adultos e a juventude. Organizaram almoço e outras guloseimas para os participantes do evento.

No Programa Escola da Familia é assim, em seu espaço, as pessoas podem discutir, informar, divertir-se, encontrar pessoas, compartilhar seus alimentos e sair reforçado em sua auto estima e no caso do Encontro Fraterno de seus espiritos.

Agradecemos aos organizadores que nos dão essa credibilidade. Também a nossa gestora Sonia (diretora da escola), grande articuladora do evento no Programa Escola da Familia.





Fotos Maria Isolina

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Festa do dia das Mães: Beleza e saúde


Na festa do dia das mães realizada nos dias 9 e 10 de maio, a equipe da EE Cecilia da Palma V. Sardinha promoveu eventos importantes para a comunidade de Cidade Ariston. Foram escovas, unhas artisticas, massagens, limpeza de pele, corte de cabelo. As pessoas da comunidade puderam desfrutar de um final de semana voltado a beleza, principalmente das mães. A gestora, a Educadora, os Universitários e Voluntários se desdobraram a fim de levar qualidade no atendimento a todos. No final houve uma apresentação de um grupo que desenvolveu ginástica de solo.

sábado, 9 de maio de 2009

Celebração em homenagem as mães!


No dia 9 de maio, vespera do dia das mães, a paróquia Sagrado Coração de Jesus, se uniu ao Programa Escola da Familia na EE Maria de Lourdes Teixeira. A celebração já virou tradição. Nesta data contamos com o seminarista Douglas que fez trouxe ótimas palavras de fé e esperança a todos os presentes. A equipe da EE Maria de Lourdes Teixeira e a Diretoria de Ensino agradece a toda equipe da paroquia que trouxe conforto a nossa comunidade.


Foto Manoel

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mais um ano


Foto Manoel
Foto Manoel

A Diretoria de Ensino de Carapicuíba firmou parcerias por mais um período de doze meses com a empresa de taxi aéreo Helipark. O acordo firmado envolve seis escolas já participantes do projeto “Agentes do Brincar”. Alunos das escolas participantes atuam como voluntários e em intervalos das escolas participantes, como também em atividades recreativas do Programa Escola da Família. As escolas envolvidas no projeto são:

EE Adalberto Mecca Sampaio;

EE Antonio de Oliveira Godinho;

EE Cecilia da Palma V. Sardinha;

EE Flora Stella;

EE Hadla Feres;

EE Paulo Idevar Ferrarezi;

O evento contou a presença da Dirigente Regional de Ensino (Maria Aparecida dos Santos Martins), supervisores de ensino, diretores de escola e representantes da diretoria da empresa Helipark, destaque para Andréia (diretora de Marketing) e o doutor João Velloso (mantenedor da empresa.

domingo, 3 de maio de 2009

Grupo Styllus: É Campeão!


Nos dias 25 e 26 de abril o grupo de dança Styllus (que nasceu no Programa Escola da Família na EE Manoel da Conceição Santos) foi convidado a participar do festival de danças “Eco Dança” na cidade de Limeira – interior de São Paulo.

O grupo concorreu em duas categorias juvenis – entre 12 e 16 anos. Foi, no entanto com a categoria juvenil - jazz – conjunto, com a coreografia “No ritmo da orquestra” que alcançaram o primeiro lugar realizando uma grande apresentação.

O grupo Styllus treina todos os finais de semana na EE Manoel da Conceição Santos, para este evento foram entre quatro e seis meses de treino da coreografia. É um grupo novo que nasceu com uma voluntária do Programa Escola da Família que passou a levar sua filha para escola aos finais de semana para ter um lugar para treinar. Várias colegas vieram fazer parte do projeto. Hoje o trabalho de Francisca Albaneide de Souza está muito bem centrado no grupo de danças Styllus. Francisca é mãe, coreografa figurinista e também foi representante da comunidade no festival realizado na cidade de Limeira.

A viagem para Limeira foi uma saga, pois o grupo não possui dinheiro para montar o figurino e para fretar o ônibus para a viagem. Todos colaboraram com arrecadação de recursos que não deixassem ninguém de fora. E assim foi, o grupo reconhece a importância de cada integrante do equipe e fizeram uma viagem com muita animação.

No Ritmo da Orquestra está muito bem montado e conta ainda com bolsistas do Programa Escola da Família no apoio e na realização do evento. A coreografia é um mix que passa por diversos estilos como clássico, pop, o hip hop, temperado com boas pitadas de artes cênicas.

Parabenizamos a toda equipe da EE Manoel da Conceição Santos e ficamos muito orgulhos por ter um grupo que levou o nome da nossa cidade para um festival cultural como este em Limeira.

Fotos Gisele