sábado, 30 de maio de 2009
Para repartir o pão
Escola Pequeno Cotolengo prepara festa de aniversário.
segunda-feira, 25 de maio de 2009
Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais
O texto que segue abaixo, foi construido por jovens do Ensino Fundamental do Brasil inteiro.
Trata-se da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente.
Este material deve ser divulgado a todas as escolas com o intuito de se fazer cumprir o que os jovens pensaram para o nosso mundo.
Boa Leitura
Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.
Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.
Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:
1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.
2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.
3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.
4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.
5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.
6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.
7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.
8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.
9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as conseqüências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.
Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.
Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!
Luziânia/GO, abril de 2009
Good Class kids!
Pequeninos aprendem que com fogo não se brinca!
Dia 17 de Maio de 2009, o Programa Escola da Família da E.E.Dr. Benedito de Lima Tucunduva realiza palestra sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos.
A palestra foi aberta à comunidade. Os palestrantes são convidados pelos participantes de Cursinho Makarenko que desenvolve uma parceria com o Programa Escola da Familia desde 2008, são bombeiros civis atuantes na defesa civil do município de Carapicuíba.
Além de trazer informações importantes, o evento marca o início de uma parceria com os bombeiros participante, na realização de mais um projeto aos finais de semana na escola citada acima. O projeto denominado Curso de Bombeiro Mirim, acontecerá aos sábados e domingos das 9h às 11h, atendendo crianças a partir dos 8 anos de idade além de jovens e adultos.
Neste encontro os jovens aprendem que com fogo não se brinca e como evitar situações de risco.
Texto e foto: Iracilda Lopes
domingo, 17 de maio de 2009
Encontro Fraterno na Escola Sidronia Nunes Pires
Fotos Maria Isolina
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Festa do dia das Mães: Beleza e saúde
Na festa do dia das mães realizada nos dias 9 e 10 de maio, a equipe da EE Cecilia da Palma V. Sardinha promoveu eventos importantes para a comunidade de Cidade Ariston. Foram escovas, unhas artisticas, massagens, limpeza de pele, corte de cabelo. As pessoas da comunidade puderam desfrutar de um final de semana voltado a beleza, principalmente das mães. A gestora, a Educadora, os Universitários e Voluntários se desdobraram a fim de levar qualidade no atendimento a todos. No final houve uma apresentação de um grupo que desenvolveu ginástica de solo.
sábado, 9 de maio de 2009
Celebração em homenagem as mães!
quinta-feira, 7 de maio de 2009
Mais um ano
A Diretoria de Ensino de Carapicuíba firmou parcerias por mais um período de doze meses com a empresa de taxi aéreo Helipark. O acordo firmado envolve seis escolas já participantes do projeto “Agentes do Brincar”. Alunos das escolas participantes atuam como voluntários e em intervalos das escolas participantes, como também em atividades recreativas do Programa Escola da Família. As escolas envolvidas no projeto são:
EE Adalberto Mecca Sampaio;
EE Antonio de Oliveira Godinho;
EE Cecilia da Palma V. Sardinha;
EE Flora Stella;
EE Hadla Feres;
EE Paulo Idevar Ferrarezi;
O evento contou a presença da Dirigente Regional de Ensino (Maria Aparecida dos Santos Martins), supervisores de ensino, diretores de escola e representantes da diretoria da empresa Helipark, destaque para Andréia (diretora de Marketing) e o doutor João Velloso (mantenedor da empresa.
domingo, 3 de maio de 2009
Grupo Styllus: É Campeão!
O grupo concorreu em duas categorias juvenis – entre 12 e 16 anos. Foi, no entanto com a categoria juvenil - jazz – conjunto, com a coreografia “No ritmo da orquestra” que alcançaram o primeiro lugar realizando uma grande apresentação.
O grupo Styllus treina todos os finais de semana na EE Manoel da Conceição Santos, para este evento foram entre quatro e seis meses de treino da coreografia. É um grupo novo que nasceu com uma voluntária do Programa Escola da Família que passou a levar sua filha para escola aos finais de semana para ter um lugar para treinar. Várias colegas vieram fazer parte do projeto. Hoje o trabalho de Francisca Albaneide de Souza está muito bem centrado no grupo de danças Styllus. Francisca é mãe, coreografa figurinista e também foi representante da comunidade no festival realizado na cidade de Limeira.
A viagem para Limeira foi uma saga, pois o grupo não possui dinheiro para montar o figurino e para fretar o ônibus para a viagem. Todos colaboraram com arrecadação de recursos que não deixassem ninguém de fora. E assim foi, o grupo reconhece a importância de cada integrante do equipe e fizeram uma viagem com muita animação.
No Ritmo da Orquestra está muito bem montado e conta ainda com bolsistas do Programa Escola da Família no apoio e na realização do evento. A coreografia é um mix que passa por diversos estilos como clássico, pop, o hip hop, temperado com boas pitadas de artes cênicas.
Parabenizamos a toda equipe da EE Manoel da Conceição Santos e ficamos muito orgulhos por ter um grupo que levou o nome da nossa cidade para um festival cultural como este em Limeira.